ptenes

O GENPEP nasceu em 2019 estimulado pela necessidade de estudantes e docentes do Departamento de Educação envolvidos no projeto de extensão Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça compreenderem o contexto histórico e atual do sistema prisional e sua influência sobre as práticas educativas ali desenvolvidas.
Em virtude do isolamento social causado pela pandemia a partir de março de 2020, a atividade adquiriu formato remoto e se organizou através de Jornadas sob a coordenação da prof.ª Drª. Marina Pereira de Almeida Mello, dedicadas ao estudo de obras que contribuem para a compreensão da seletividade étnico-racial que estrutura o sistema prisional brasileiro.
Os encontros geralmente têm periodicidade quinzenal, são realizados por meio da plataforma Google Meet e abertos à participação de toda a comunidade. Confira a nossa programação e participe!

Ciclo Angela Davis
12/08/20 a 09/09/20
A jornada de estudos “Necropolíticas, descolonização e Educação em contextos formais e não-formais” integra as atividades propostas no âmbito dos projetos de extensão: “Observatório dos direitos educacionais da população carcerária”, “ Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” e “Raça, nação e suas representações nas mídias. Identidades, alteridades e subjetividades nas ideias e ideais de brasilidade e africanidades.” Dando sequência às leituras e discussões anteriormente formuladas e propiciadas naquelas instâncias, vimos agora, em resposta ao que nos foi demandado por estudantes e demais participantes dos projetos, propor o ciclo “Angela Davis”, iniciando com a discussão da obra: “Estarão as prisões obsoletas?”. Articulando aspectos históricos, sócio-antropológicos, políticos, éticos e estéticos implicados nos processos de educação antirracista, nos propomos a refletir e discutir teorias e práticas descolonizadoras.

12/08 - Reformar ou abolir o sistema prisional?
19/08 - Escravidão, direitos civis e perspectivas abolicionistas em relação à prisão; Aprisionamento e reforma
26/08 - Como o gênero estrutura o sistema prisional
02/09 - O complexo industrial-prisional
09/09 - Alternativas abolicionistas (Palestra com a Profa. Dra. Rosângela Hilário – Depto Educação/Universidade Federal de Rondônia); "Interseccionalidade, Educação e Justiça".
Discussão e encaminhamento sobre próximas leituras.