Coordenação: Profa Dra. Mariângela Graciano - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A exposição "Africanidades: a beleza da África", organizada com peças produzidas pelos educandos e educadores(as) da Penitenciária José Parada Neto, circulou ao longo de 2019 entre os campi Guarulhos, Osasco, Baixada Santista, além do prédio da Reitoria.
A atividade teve por objetivo disseminar e valorizar a produção de conhecimento realizada pela da população carcerária, estimulada na e pela escola pública. As peças sintetizam o projeto “Africanidades”, desenvolvido por educadoras/es e educandos das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Penitenciária Masculina José Parada Neto, vinculadas à E.E. Francisco Antunes Filho, em Guarulhos.
O trabalho foi realizado ao longo do segundo semestre de 2018, por iniciativa das professoras da área de Humanidades da referida escola, que propuseram reflexões sobre a “consciência negra”, através de palestras, leituras e debates de textos históricos e contos africanos. Durante as atividades, as indagações dos educandos propiciaram a produção de conhecimento nos campos da de Geografia, História, Literatura, Artes, Biologia e Matemática, além de estimular reflexões sobre o pertencimento étnico-racial nos aspectos particulares e coletivos — nos âmbitos local e global do grupo.
No Campus Guarulhos, a exposição estimulou a realização da Roda de Conversa “Relações étnico-raciais na EJA do sistema prisional”, conduzida pela Profª Dra. Marina Pereira de Almeida Mello, com a participação das(os) professoras(es) da EE Francisco Antunes Filho, equipes gestoras desta escola e da Penitenciária José Parada Neto, professoras(es), além de estudantes e docentes da Unifesp.
Tendo em vista a impossibilidade de contar com a presença dos autores das obras, estudantes de História da Arte, com o apoio de estudantes dos demais cursos da EFLCH, produziram material audiovisual que foi encaminhado à Unidade Prisional, para que os autores das obras pudessem conhecer a reação do público à sua produção.
Conheça as peças da Exposição Africanidades, o vídeo produzido pelas(os) estudantes da EFLCH: