Sobre Nós:
O Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária tem como objetivo contribuir para a garantia do direito humano e universal à educação para a população carcerária, por meio do monitoramento do cumprimento das normas nacionais que disciplinam a oferta da educação básica e de atividades educativas complementares, bem como do estímulo à participação das pessoas jovens e adultas privadas de liberdade nestas ações.
A partir de setembro de 2018 inicia-se a articulação entre a Proec e a Proplan com o objetivo de mobilizar a comunidade acerca da importância de uma política voltada a análise sistemática de temas que possuam relevância social. Deste modo, ocorreram diversos encontros em diferentes campi da UNIFESP, com a proposta de criação de Observatórios que funcionassem como um espaço de articulação entre diferentes agentes. Contribuindo para o monitoramento e a transformação da realidade. A criação do Observatório de Direitos Educativos da população carcerária está inserida neste contexto.
Formulada por docentes dos departamentos de Educação e do Direito, respectivamente instalados nos Campi Guarulhos e Osasco, a proposta conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesp e pretende mobilizar estudantes de outras instituições de ensino e pesquisa, profissionais da educação básica e do sistema prisional; educadores(as) populares e integrantes de organizações da sociedade civil voltadas para a defesa da educação pública e de qualidade e para a garantia dos direitos humanos da população carcerária.
Além da formação acadêmica e política das pessoas diretamente envolvidas nas atividades realizadas, o conjunto de ações e a produção de conhecimento geradas pelo processo e resultados da implementação do Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária visam contribuir para a superação dos preconceitos e discriminações que marcam a relação de grande parte da sociedade com a população carcerária, que lhes nega a condição humana, algo que também se estende a seus familiares, notadamente, crianças, adolescentes e jovens, filhos e filhas.
A atuação do Observatório está estruturada em ações de monitoramento das políticas educacionais e penitenciárias; produção e disseminação de informação e conhecimento; ampliação da visibilidade das condições de encarceramento; democratização do debate acerca das políticas carcerárias e incidência sobre a formulação de normas e políticas públicas com vistas a garantir os direitos educativos da população carcerária.

EQUIPE
Fernanda Emy Matsuda